A Habepi o Caminho da Recuperação vai além do termo recuperação / reabilitação, não podemos pensar simplesmente que vamos tratar de pessoas/dependentes químicos adoecidas mas, seres humanos tão importantes e complexos quanto eu e você.
Seja qual for a natureza da dependência química / alcoólica o paciente/dependente não consegue visualizar a dimensão da sua destruição. O tratamento é o melhor caminho, além de controlar os sintomas dos distúrbios psíquicos, o paciente conta com uma relação de terapias diárias.
O dependente químico e o dependente alcoolista sentem-se extremamente só e isolados socialmente, precisando urgentemente de um apoio emocional de profissionais que o compreendam, o aceitem e acreditem em sua recuperação ou a reabilitação. O acolhimento preenche esta carência dando esperanças e energia positiva contra o desamparo e a falta de ânimo que é tão comum no começo do tratamento para a dependência química. Na instituição Habepi inclue-se a anamnese, a integração com o grupo e um cuidado mais cauteloso a respeito da integração e adaptação do recém-chegado à dinâmica da comunidade.
Após o acolhimento do dependente do álcool ou do dependente químico, de maneira coordenada, segue -se o período de desintoxicação no qual nossos profissionais pacientemente administram as crises de abstinência, bem como, sua adesão ao tratamento. O acompanhamento individual é mais leve e menos contundente, porém mais frequente e efetivo a fim de trazer o residente para o tratamento/conscientização e ajudá-lo a aceitar o apoio necessário para sua permanência. Nesta fase inicial, o residente pode apresentar sintomas de depressão, irritabilidade ou ansiedade – o que pode tornar necessário/inicialmente o emprego de medicamentos de acordo com as orientações do psiquiatra.
O atendimento psiquiátrico é necessário para o controle da síndrome de abstinência e a diminuição dos sintomas de possíveis comorbidades.
Oferecemos consultas para o residente que necessita inicialmente de uso controlado de medicamentos. Essa consulta é realizada por um psiquiatra especializado na área da dependência química com o objetivo de ter uma melhor qualidade de vida. Assim como o psiquiatra trata do equilíbrio químico cerebral, o psicólogo tratará, entre outras coisas, do equilíbrio emocional e comportamental do residente. Com técnicas cognitivo-comportamentais, auxiliará o analisando a lidar melhor com suas questões na prática, sugerindo novas soluções e novos olhares a fim de suscitar uma mudança na maneira de enfrentar a vida como ela é sem precisar que recorra ao uso de drogas.
Entre as técnicas e conhecimentos a respeito da doença da dependência química e a dependência alcoólica, temos o programa de prevenção de recaída (PPR). Outra técnica considerada cientificamente efetiva em muitos casos é a terapia racional-emotiva.
O objetivo é treinar a capacidade do indivíduo em lidar com situações em que fortes pressões emocionais possam gerar um descontrole dos impulsos auto-destrutivos como: raiva, medo e vergonha.
Sabemos que o processo de recuperação é uma longa jornada, às vezes, com idas e vindas, passos para frente e outros para trás. Por isso, é necessária uma avaliação regular da dinâmica individual do processo de recuperação.
Além dos acompanhamentos psiquiátricos e psicológicos, também oferecemos o trabalho dos monitores e terapeutas que perceberão alguns desvios na conduta do residente dentro de sua individualidade e capacidade, ajudando-o a perceber-se e orientando-o para uma maior compreensão de suas falhas e uma possível adequação de valores e juízos.
Todos os direitos reservados Clínicas Habepi